Eng AulaASM 01
446 palavras
2 páginas
ENG. CONTROLE E AUTOMAÇÃOFACULDADE ANHANGUERA - BAURU - SP
Microprocessadores e Microcontroladores
Prof. M.Sc. Marcelo Marchi
PROGRAMAÇÃO ASM – PIC 16F84A
Afim de padronizar e agilizar ainda mais a programação, existe a possibilidade de criarmos e utilizarmos arquivos de definições, que foram chamados pela Microchip de “INCLUDES”.
A Microchip criou um arquivo include para cada tipo de microcontrolador, em que estão definidos os nomes e endereços de todos os SFRs e uma série de outras definições necessárias para a utilização dos microcontroladores.
ASM
ORG: Trata-se de um direcionamento para a posição de memória de programação. Só devemos nos preocupar com esse endereçamento no início do programa(vetor de reset), no início das interrupções(vetor de interrupção) e em alguns casos específicos de paginação de área de programa, que não é muito importante no caso do 16f84.
ASM
Para configurar os SFRs é necessário trabalhar com o banco 1, sendo assim devemos informar ao sistema que queremos trabalhar com esse banco. Para isso usamos a instrução BSF, onde o bit RP0 do registrador STATUS será setado.
REGISTRADOR STATUS
Esse registrador serve para mostrar o estado da ULA, a forma do último reset e
Também para configurar a página de programação atual, quando necessário.
REGISTRADOR WORK (W OU
ACUMULADOR)
O PIC possui um registrador temporário utilizado nas operações da ULA e não faz parte direta da memória RAM do sistema. Esse registrador é o
WORK (W) e será extremamente utilizado de agora em diante, já que não podemos ler ou escrever diretamente na memória sem o uso dele.
REGISTRADORES TRISA E TRISB
Para configurar as portas do pic como entrada ou saída é necessário configurar os registradores trisa e trisb, para isso usamos os comandos MOVLW, MOVWF E MOVF.
MOVLW=Move uma literal L para o registrador W
MOVWF=Move o valor work w para um registrador F
MOVF= Move o valor de um registrador F para um local de destino passado como argumento(f ou w)
SFRS