Maquiagem
Definição:
Consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento, ou disfarce, seguindo-se alguns casos os ditames da moda e com uso de substâncias especificamente destinadas a tal fim.
A maquiagem pode ser considerada uma ferramenta para exaltar a beleza, aumentar a autoestima e disfarçar as imperfeições. Engana-se você que associa a utilização da maquiagem para se embelezar como algo recente. Se recorrermos à história a mulher egípcia usava maquiagem há muito tempo.
Para elas, a maquiagem era uma arte. Para se maquiar, utilizavam o KOHL que é uma espécie de pigmento preto nos olhos e que hoje conhecemos como delineador.
Após a queda do Império Romano, a maquiagem deixou de ser valorizada na maior parte do continente europeu, uma vez que, a Igreja condenava sua utilização com o argumento de que os cosméticos criavam uma beleza falsa na aparência das pessoas e incitavam o pecado da luxúria.
Somente no final da Idade Média, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza, que a maquiagem ressurge com força. Nessa época, o uso de maquiagem era privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, que apreciavam principalmente o pó de arroz e pomadas coloridas que serviam para pintar os lábios.
Ao longo dos séculos o hábito de se maquiar era cada vez mais comum e aceito na sociedade, principalmente nas classes mais altas. Foi com a revolução industrial e a indústria de cinema que os cosméticos, principalmente a maquiagem se tornaram mais acessíveis a todas as camadas da sociedade.
Benefícios:
A tendência para os novos produtos é que eles auxiliem no tratamento, é proteção e prevenção do envelhecimento da pele.
Alguns produtos possuem protetor solar embutidos em suas fórmulas. O mínimo ideal para agir contra os raios ultravioleta.
A maquiagem disfarça o que não nos agrada e realça o que mais nos convém.
Por isso é comum vermos pessoas usando sombra, rímel, pó, lápis de olho, batom,