Maquiagem
CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO
MODALIDADE À DISTÂNCIA
DISCIPLINA: SUPORTE CÊNICO
Prof.ª DÉBORA SILVA DE AZEVEDO
ACADÊMICA: TOMÁZIA MARQUES
O MAMBEMBE: como conhecimento de criação de maquiagem na formação de atores.
Renata Silva Cardoso. O Mambembe: Uma experiência de criação de maquiagem na formação de atores.
Segundo Renata Cardoso Da Silva o mambembe escrito em 1904 por Artur Azevedo e mostrado de forma nacional e é considerado uma das obras excelentes da dramaturgia brasileira. Uma arte significativa que mostra a autonomia dos atores em cena, uma forma bem elaborada e caracterizada através do figurino e da maquiagem.
A autora nessa definição destaca que no espetáculo “O Mambembe”, que a caracterização dos personagens é que da existência a cena e uma definição mais realista vindo do espetáculo aos expectadores.
Segundo ela Artur Azevedo, foi o grande responsável para o processo de expandir o teatro nacional, de tal forma que através do personagem bem caracterizado por meio da maquiagem a peça era elaborada com uma técnica sintonizada no dia-a-dia das pessoas no seu cotidiano tudo isso se concretizava no teatro mambembe.
Ela adverte uma questão muito interessante com relação a essa ligação entre o componente da maquiagem com relação à identidade e a história social, pois a maquiagem não é algo que surgiu agora, mas, mas que tem um contexto histórico, fazendo parte da nossa história desde os tempos remotos.
Artur Azevedo em sua obra tinha preferência às farsas comédias sendo que não deixava de usar textos engraçados, muitas vezes polêmicos e cheios de atitudes. De acordo com cada cena o ator se caracterizava de uma forma bem criativa, para que tudo pudesse estar em um contexto adequado.
As cenas mesmo apresentadas nas ruas, em espaços diferentes não se podiam deixar de lado a criatividade na criação dos cenários e a caracterização dos personagens, tinha que haver essa criatividade e essa parte estética, pois isso