RESUMO: QUAIS CARREIRAS E PARA QUAL SOCIEDADE?
Atualmente, a gestão de carreiras se tornou algo de muita importância dentro das empresas, tendo como objetivo desenvolver seu pessoal, e assegurar que essas pessoas permaneçam dentro dela, pois seu quadro de funcionários é o recurso fundamental para sua sobrevivência. Estando presente nas empresas que se destacam em sua área de recursos humanos.
As relações de carreira vêm sido cada vez mais modernizadas ao passar do tempo mantendo uma ligação com a estrutura social, sistema cultural, estrutura econômica e sistema político de cada sociedade, pois é a partir desses aspectos que as carreiras nascem, desenvolvem e morrem, podendo então se distinguir de um país para o outro.
Os modelos de carreiras estão relacionados as suas características fundamentais divididos em duas partes, o modelo tradicional: UM HOMEM- pertencente aos grupos socialmente dominantes, estabilidade, progressão linear vertical, e o modelo moderno: UM HOMEM E/OU UMA MULHER- pertencente a grupos variados, instabilidade, progressão descontinua vertical e horizontal. Dentro desses modelos foram conquistados direitos para o trabalhador dentro da sociedade, a mulher pode fazer parte do mercado de trabalho e mostrar suas habilidades, seus conhecimento, houve a globalização da economia, entre outros.
Já os tipos de carreira se referem ao aspecto profissional desta carreira dividido em quatro tipos: O Burocrático que se remete as estruturas burocráticas da organização, oferecendo um avanço dentro de uma carreira que está estreitamente dentro da pirâmide organizacional; O Profissional no qual tem base no monopólio, da especialização, da profissão e da reputação, não é uma carreira tipo vertical e seu avanço se faz no interior da disciplina profissional á medida que o conhecimento e a experiência se acumulam. O empreendedor que está ligada ás atividades de uma empresa independente, e geral identificada com o empreendedor econômico e o sociopolítico que se