Profissão e carreiras na era do conhecimento
Liciane Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina licianeferreira@uol.com.br Ligia Momm
Universidade Federal de Santa Catarina ligiamomm@employer.com.br Sandra M. Bastianello Scremin
Universidade Federal de Santa Catarina sscremin@eps.ufsc.br Silvio Serafim da Luz Filho
Universidade Federal de Santa Catarina silvioserafim@ bol.com.br
RESUMO:
O mundo do trabalho encontra-se em transformação e, o conceito de carreira evolui rumo ao comprometimento no trabalho e às tendências da flexibilidade e da multifuncionalidade. Na era do conhecimento a prestação de serviços dá origem a idéia de gestão de carreira. O profissional que passa a fazer diferença na era do conhecimento é aquele que agrega e transforma o conhecimento em competência. Abordar carreira pressupõe abordar a sociedade e a cultura, uma vez que a carreira é dependente das oportunidades profissionais proporcionadas pela sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Carreira, Era do Conhecimento, Gestão de Carreiras. INTRODUÇÃO
Segundo Alvim Toffler o homem tem vivenciado uma sucessão de eras, não estanques mas com características próprias que provocam mudanças na sua forma de viver. Assim, da era da agricultura onde a terra era a maior fonte de riqueza e as habilidades necessárias eram com a lida na terra, passamos pela era industrial, onde a ênfase era o produto, marcada por uma taxa de desemprego pequena e carreiras lineares e contínuas. E, chagamos a era da informação (conhecimento) onde a prestação de serviços dá origem a idéia de gestão de carreira.
Para Chalant(1996) é difícil falar de carreira sem falar de sociedade e de cultura ou seja, a carreira é dependente das aberturas profissionais oferecidas pela sociedade.
Ou seja, "toda sociedade, independente de seu tipo, fornece quadros no interior dos quais as carreiras nascem, desenvolvem-se e morrem". Sendo que "a idéia de carreira, nasceu com a sociedade industrial capitalista liberal e a