Resumo psicopatologia ii
1. Transtorno de ansiedade: é um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relaçao ao futuro.
Sintoma primario ou causa primaria de outros sintomas, enquanto nos demais transtornos a ansiedade é resultado de outros problemas.
Comum em individuos deprimidos e como sintoma de esquizofrenia.
Sintomas de ansiedade
Sintomas de humor: consiste principalmente em ansiedade, tensão e apreensão.
Sintoms cognitivos: são transtornos de ansiedade refletem a apreensão e a preocupação sobre a condenação que o individuo antecipa.
Sintomas somaticos: 1. Imediatos – consiste em suor, boca seca, respiração curta, pulso rapido, aumento da pressão sanguínea, sansações do tipo latejo na cabeça, sensações de tensão muscular. As mesmas respostas observadas no medo. 2. atrasados – pressão sanguínea cronicamente aumentada, dores de cabeça, fraqueza muscular e sofrimento intestinal ( reflete fadiga ou colapso do sistema fisiologico originando-se da estimulação prolongada.
Sintomas motores: é comum que os individuos ansiosos exibam impaciencia, inquietação, atividade motora sem objetivo como movimentos rapidos com os dedos dos pés e respostas de susto exageradas a ruido subito. Estes sintomas mtores refletem os elevdos níveis de estimulaçõa coniiva e somática dos individuos e suas tentativas de proteger-se do que eles vêem como ameaçador.
Transtorno de ansiedade: 2 categorias: transtornos fóbicos – localizada e ligada a um objeto e estados de ansiedade – difusa, não relacionada a algo specifico).
Transtornos Fóbicos: medos irracionais e persistentes de um objeto, atividade ou situação especifica. Envolve medo que não tem justificativa na realidade. O individuo está consciente da irracionalidade do medo. Podem levar a comportamento disruptivo de dois modos: 1. Se o objeto ou situação temida podem ser evitados com facilidade, a evitação pode resultar em consequências desafortunadas. 2. Se o objeto ou situação