ANÁLISE DE REPERTÓRIOS REFORÇADORES DENTRO DA TERAPIA ANÁLITICO COMPORTAMENTAl
2708 palavras
11 páginas
ANÁLISE DE REPERTÓRIOS REFORÇADORES DENTRO DA TERAPIA ANÁLITICO COMPORTAMENTAlANÁLISE DE REPERTÓRIOS REFORÇADORES DENTRO DA TERAPIA ANÁLITICO COMPORTAMENTAL:
IMPORTÂNCIA E CONSTRUÇÃO
Resumo
Com o presente trabalho, a proposta foi realizar uma revisão de levantamento bibliográficao dos principais periódicos nacionais com relação à construção de repertórios e sua importância na análise do comportamento. Para a execução desse levantamento foi feito um recorte entre os anos de 2004 a 2012. O procedimento para a execução dessa revisão de literatura abarcou inicialmente o acesso às bases de dados e também a busca nas Revistas Brasileiras de Terapia Analítico-Comportamental na área clínica. Em seguida, todos os resumos dos artigos selecionados foram lidos e categorizados, levando em consideração a temática abordada. Foi possível verificar que todos os artigos não falavam especificamente dos repertórios reforçadores em de terapia analítico-comportamental, também e não mostravam como construir repertórios comportamentais, mas demonstravam a importância desses repertórios em certos transtornos como TOC e despressão..
Sumário
I – Introdução Justificativa Objetivo Geral Objetivos Específicos Métodos
II – Critérios
II-1 Critérios de Inclusão
II-2 Critérios de Exclusão
II-3 Análise de Dados
III – Discussão
IV - Conclusão
I- Introdução
A terapia analítico-comportamental é uma prática clínica fundamentada no Behaviorismo Radical e norteia-se nos conceitos e métodos da Análise do Comportamento, sendo seu principal objeto de estudo o comportamento humano, ou seja, as interações do organismo e ambiente do qual faz parte.
Dentro desta visão behaviorista, através da metodologia científica, é que os fenômenos comportamentais são