eutanasia animal
Credenciais dos autores
Maria Anastácia Manzano possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (FAPESP/1983) e pós-doutorado na Universidade de Liège (BID/CNPq/1991).
José Ricardo Pachaly possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1998).
Aristeu Vieira da Silva é médico veterinário, concluiu o doutorado em Doenças Tropicais pela UNESP/Botucatu em 2003.
Elza Maria Galvão Ciffoni possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1983), especialização em Saúde Pública pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1985), especialização em Clínica Médica e Cirurgica de Animais Selvagens pela UCB (2006) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1994).
Kalli Horn Majczak curso de Ciências Biológicas, Universidade Paranaense.
Resumo da obra
O artigo “A eutanásia animal na visão de estudantes de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas” trata da percepção dos estudantes sobre morte provocada em animais para benefício da sociedade ou como fim de grande sofrimento destes. O texto acadêmico apresenta resumo, introdução, metodologia, resultados, considerações finais e referências. Em sua introdução faz uma contextualização da eutanásia, apresentando seu conceito etimológico, “boa morte”, diferenciando a eutanásia animal da humana em seu principal aspecto: a legalização. No Brasil esta prática é regulamentada e justificada pela ameaça ao bem-estar do animal, à saúde pública e quando o espécime for objeto de