Resumo_Psicologia Analítica

1592 palavras 7 páginas
RESUMO - PSICOLOGIA ANALÍTICA

PSIQUE  espécie de sede que dá origem ao que conhecemos como mente.
1907  Jung conhece Freud pessoalmente (após estudar o livro “Interpretação dos Sonhos” por 5 anos). Reúnem em uma longa conversa (13 horas), na qual Jung conta sobre seu sonho (caía em um poço de aproximadamente 40 metros – interpretação: 40 anos de conhecimento da psique...)
1907 – 1912  estreita relação entre Jung e Freud.
1912  início das divergências entre Jung e Freud – a partir da escrita do livro “Metamorfoses e símbolos da libido” – autoria de Jung.
1913  Conferência de Psicanálise, na qual Jung apresenta a idéia de inconsciente coletivo – motivo de desagrado por Freud e aumento de suas divergências.

ASSOCIACIONISMO  iniciado por Bleuler e aprimorado por Jung
Método que explica a vida psíquica pelas combinações e recombinações dos elementos mentais que entram em conexão segundo determinadas leis (semelhança, contraste etc).
Jung auxiliou Bleuler na investigação da demência precoce (depois denominada de esquizofrenia por Bleuler [do grego: separar, fender]). Entendem que na esquizofrenia ocorre a dissociação da psique.

Método da Associação:
Palavras indutoras  lista de palavras isoladas e sem relação significante entre si ditas pelo examinador)
Palavra induzida  palavras ditas pelo examinado em reação à palavra indutora
Tempo de reação  tempo decorrido entre a pronúncia da última sílaba da palavra indutora e o início da pronúncia da primeira sílaba da palavra induzida.

PERTURBAÇÕES ASSOCIADAS À PALAVRA INDUZIDA  Jung foi o único a prestar atenção às diversas perturbações que os examinados apresentavam simultaneamente a reação verbal (palavra induzida). Essas perturbações eram de diferentes ordens (transpiração, enrubecimento, disfluências de fala/gagueira, riso, hesitação, dentre outras).
 as perturbações indicam que a palavra indutora atingiu um conteúdo emocional oculto no íntimo do examinado (no inconsciente).
COMPLEXOS 

Relacionados