Resumo projeto iluminotécnico nbr-15575
269 palavras
2 páginas
O projeto iluminotecnico tem como objetivo criar ambientes iluminados que proporcione conforto e bem estar para realizar atividades, descansar, ler etc. O projeto deve ser trabalhado como um todo, luz natural e artificial, levando melhor conforto, funcionalidade e economia as edificações.
O conforto luminoso, refere-se a resposta fisiologica do usuário, um determinado ambiente provido de luz natural e/ou artificial produs estimulos ambientais, ou seja um certo resultado em termos de quantidade e qualidade da luz e sua destribuição, contraste etc. É necessário diferentes quantidoades de luz para realizar diferentes tarefas, também uma boa destribuição, e ausencia de contrastes excessivos.
"Quanto menor o esforço de adaptação do individuo, melhor sua sensação de conforto."
Uma tendencia que vem crescendo, é a automatização de ambientes, ou seja, o controle de varios elementos que compõem um espaço. Iluminação, som, equipamentos eletronicos, entre outros podem ser programados e controlados por controle remoto, de modo a criar cenas conforme o gosto do usuário e facilitar a utilização do ambiente.
(exemplo de projeto)
O projeto iluminotécnico consiste em 3 partes:
1-Criação, planejamento do efeito estético dado pela iluminação, levando em consideração os ambientes e a quantidade de luz necessária (lux).
2-Cálculo de iluminância das áreas mapeadas e das luzes de efeito.
3-Projeto executivo: Plantas baixas e cortes locando as luminárias, lâmpadas, leds e anteparos; lista de quantitativos e especificações técnicas.
Além do conforto, o projeto iluminotécnico também visa economia, nele consta de forma exata o número de lâmpadas e luminárias. A escolha das lâmpadas de acordo com consumo, iluminância e vida util, visa o uso responsável e sustentavel do