Resumo principais conceitos contábeis
CONTÁBEIS (CONT.)
Balanço patrimonial: destina-se a evidenciar o patrimônio líquido de uma empresa. As contas no balanço devem ser classificadas para facilitar a visualização dos dados. As divisões de contas determinada pelas Normas Brasileiras de Contabilidade são: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. O
Ativo configura os bens e direitos aplicados na Entidade Contábil, já no Passivo e no Patrimônio
Líquido se registram todas as entradas de recursos na empresa. Para melhor entendimento dos dados, esses três grupos são subdivididos em vários outros para que não amontoe várias contas em um só grupo.
As contas dentro dos grupos e subgrupos devem ser organizadas por grau de liquidez decrescente, da seguinte forma:
1. Ativo Circulante: a) Disponível: recursos financeiros que se encontram em disposição imediata.
b) Créditos: títulos de crédito, valores imobiliários (vendas a prazo); c) Estoques: produtos acabados, matérias-primas; d) Despesas Antecipadas: pagamento antecipado de despesas, cujos benefícios virão no próximo balanço patrimonial; e) Outros Valores e Bens: transações relacionadas às atividades-fim da empresa, que não se encaixam nos grupos anteriores.
1.2. Realizável em Longo Prazo: possui a mesma natureza do ativo circulante, porém só registrará contas que serão realizáveis após o período de fechamento do balanço atual.
Ativo:
Permanente: bens duradouros, que são destinados ao uso para o bom funcionamento da empresa. a) Investimentos: participações permanentes em outras sociedades e/ou bens e direitos que não se destinem ao uso para manutenção da atividade da empresa.
b) Imobilizado: bens e direitos usados para a manutenção da atividade fim da empresa. Esses bens podem ser tangíveis ou intangíveis.
c) Diferido: aplicações em despesas que contribuirão para a formação de um projeto. Em geral são gastos que seriam lançados como despesas operacionais, caso a atividade a que se referem