Resumo porque democracia - norberto bobbio
Norberto Bobbio
O autor discute o problema entre aliar democracia e socialismo. E, afirma que o maior problema da esquerda europeia seria criar uma máquina estatal que seja ao mesmo tempo eficiente sem ser opressiva.
Para ele, uma ditadura – ainda que socializante – termina sempre numa mudança de patrão para a massa oprimida.
Até hoje a história não confirmou e nem permitiu que se tornasse realidade qualquer síntese prática de democracia e socialismo.
Redefinir a democracia:
O conceito tradicional de democracia não é elástico. “Democrático” é um sistema de poder no qual as decisões coletivas, isto é, as decisões que interessam a toda a coletividade são tomadas por todos os membros que a compõem.
O poder está estritamente associado à liberdade. Quanto mais liberdade de escolha se tem, mais poderoso se é. O sistema democrático deve garantir uma pluralidade de grupos políticos dentre os quais a maioria dos eleitores deve escolher.
Por que a democracia é desejável
A preferência pela democracia em detrimento da autocracia explica-se por três perspectivas:
* Ética: pode ser identificada na definição rousseauniana de liberdade, que é a “obediência às leis que cada um se determinou”. Chamada também de liberdade positiva ou liberdade como autonomia. Tal liberdade seria um valor-limite, cuja realização é sempre inadequada. * Política: A razão da preferência pela democracia reside no fato de ela ser o principal remédio contra o abuso de poder. * Utilitária: Acredita-se que os melhores intérpretes do interesse coletivo são os próprios interessados. “Vox populi vox dei”
A variedade de opiniões pode se tornar um obstáculo à deliberação do Estado. As instituições da democracia, delegada ou representativa, nascem da necessidade de simplificar a multiplicidade de opiniões.
Se a democracia é desejável em uma sociedade socialista
Os três argumentos a favor da democracia para a sociedade socialista: * Ético: O socialismo não visa