Resumo por capitulo da obra vida secas
Capítulo 2 - Fabiano - Resumo
A chuva chegou com o Dono daquela fazenda, que queria a possa daquele local de volta . O dono deu a Fabiano o cargo de capataz . Fabiano relembra-se de seu antigo patrão, seu Tomás da bolandeira, homem culto, inteligente, era educado, não mandava, pedia, diferente dos homens normais e de seu patrão atual, que berrava por tudo, só para mostrar autoridade. Mas seu Tomas acabou morrendo na seca !
Capítulo 3 - Cadeia - Resumo
Fabiano foi à feira da cidade comprar mantimentos. Ele era muito desconfiado de que todos lhe passavam a perna, mas não tinha vocabulário suficiente para questionar nada. Rodou a feira procurando pechinchar no preço do querosene e da chita que Sinhá Vitória lhe pediu.
Parou para beber uma pinga e foi chamado por um soldado amarelo para jogar cartas, acabou perdendo todo dinheiro. Saiu do bar exaltado e o soldado continuou a provocar até que Fabiano o xingou. Dando motivo para chamar outros guardas que o prenderam.
Capítulo 4 - Sinhá Vitória - Resumo
Sinhá Vitória acendia uma fogueira para preparar comida. Vendo o fogo surgir, a cadela Baleia se exalta e pula ao lado de sua dona, que dá-lhe um pontapé. Está desiludida, a situação do dia-a-dia piora cada vez mais. seu sonho de ter uma cama de couro, como a do antigo patrão, Seu Tomás, fica cada vez mais distante. Enquanto preparava a comida Sinhá Vitória pensava na seca, que poderia voltar, rezou. Ela pensava no quanto era ruim seu marido: quando se arrastavam pela caatinga, deixava ela a carregar