Resumo Polímeros e Sintéticos
Trabalho a distância- Resumo: Polímeros e Sintéticos
Nome: Jéssica Tascheto Berlatto
Turma: Viti Eno 2015
Professor: Winston Olivera
Disciplina: Química Orgânica
Polímero, biológico ou sintético, é uma molécula grande constituída por meio da ligação de muitas unidades menores que se repetem. Cada vez mais os polímeros estão fazendo parte do mundo moderno, sendo usado na fabricação desde copos de café até automóveis, roupas e na medicina.
Polímeros de crescimento em cadeia
Os polímeros de crescimento em cadeia são produzidos por polimerização de reação em cadeia, na qual um indicador, que pode ser um radical um ácido ou uma base, se adiciona a uma ligação dupla em carbonos de um substrato insaturado para produzir um intermediário reativo. Este intermediário reage com uma segunda molécula de monômero para produzir um novo intermediário, que reage com a unidade de um terceiro monômero, e assim sucessivamente.
Estereoquímica da polimerização: catalisadores Ziegler-Natta
A polimerização de um monômero de vinila substituído pode levar a uma polímero com inúmeros centros quirais em sua cadeia. O polímero que possui todos os grupos metila do mesmo lado da espinha em zigue-zague é chamado de isotáctico, de sindiotáctico aquele em que os grupos de metila se alternam regularmente nos lados opostos de espinha, e de atáctico o que tem os grupos metila orientados aleatoriamente.
As três formas estereoquímicas diferente do propileno possuem de alguma forma propriedades diferentes, e todas podem ser feitas utilizando-se o catalisador de polimerização correto. A polimerização que permite a preparação dos três tipos de propileno, é a que é feita pelos catalisadores de Ziegler-Natta.
Os catalisadores de Ziegler-Natta são complexos organometálicos de matais de transição preparados pelo tratamento de um alquil alumínio com um composto de titânio. Dentre suas vantagens estão:
- os polímeros resultantes são lineares, sem praticamente nenhuma