Resumo plano marshall
O Plano Marshall integra-se no conjunto de políticas de reestruturação e auxílio aos países europeus devastados pela II Guerra Mundial. Em pleno período da presidência de Henry Truman, o Secretário de Estado, George Marshall, lança, em 1947, um gigantesco plano de ajuda económica e financeira ao continente europeu (Nouschi, 1995, pp. 190-221).
Importa salientar que este plano abrangia, efetivamente, todos os países europeus, inclusive os países de Leste e a URSS, sendo que esta última não só recusou a ajuda, como forçou países como a Polónia e a Checoslováquia a fazê-lo, igualmente (Nouschi, 1995, pp. 195-209).
O plano Marshall foi oficialmente enunciado na Universidade de Harvard a 5 de Junho de 1947, tendo sido bastante revolucionário na medida produce a rational, multilateral approach to their commem que exigia que os destinatários se organizassem para produzir uma abordagem racional e multilateral para solucionar os seus problemas económicos comuns. Another innovative feature was its limited Outra característica inovadora foi a sua limitada duração, um máximo de quatro anos, tendo sido assegurando aos contribuintes e aos representantes, que este não seria um compromisso por tempo indeterminado (Ferreira e Zenha, 2003, pp. 123-125).
Este The program--whose official title wa programa, cujo título oficial era "European Recovery Program"--aimed at: (1) increasi«Programa de Recuperação Europeia» tinha como premissas fundamentais: (1) aumentar a production; (2) expanding European foreign trade; (3) facilitaprodução; (2) a expansão do comércio externo europeu, (3) facilitar a European economic cooperation and integration; and ( Cooperação económica e integração europeia; e (4) o controlo da inflação, tendo sido esta última a principal falha do programa (Hobsbawnm, 1996, pp. 145-167).
The idea of massive US loans to individual countries had already A ideia de empréstimos maciços dos EUA para os países europeus, de forma individual, já tinha