resumo planejamento estrategico gestão publica
Você deverá participar ativamente desta atividade durante a semana e postar como um anexo seu texto-síntese.
Inicialmente fazendo parte implicitamente do pensamento marxista o planejamento somente foi integralizado no exercito da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), se afirmando como forma de organização de economias socialistas. Sendo responsável pelo sucesso no alcance de metas de econômico produtivas e no crescimento da industrialização, gerando ganhos positivos. As economias capitalistas começaram a adotar como forma de minimizar falhas de mercado e como regulador e alocador de recursos.
O sucesso destas iniciativas logo atingiu a América Latina, impulsionadas no Brasil em 1940 pelas Nações Unidas. Começava então, sucessivas experiências de planejamento no âmbito federal, com Juscelino Kubitschek, ganhando força nos governos militares subsequentes. Seu estilo caracterizava por ser autoritário, centralizador e economicamente centralizador. Em 1970 foi implantado o Plano Nacional de Desenvolvimento, dividido em 3 partes, no qual o ultimo coincidiu com a queda do regime militar. Já no governo civil as tentativas de retomadas de iniciativas de planejamento forma falhas, dificultadas ainda mais devido a adoção da orientação neoliberal.
O planejamento estratégico governamental nunca foi prioridade no Brasil mesmo após um ambiente menos adverso. No entanto podemos verificar que é uma ferramenta extremamente importante para possamos sair do Estado herdado dos militares e chegar a um Estado Necessário, capaz de atender as demandas da população e ainda as necessidades de cidadania política, social, econômica e ambiental.
Com o fim do regime militar, a sociedade teve maior liberdade para expressar suas necessidades, com isso cabe ao gestor público analisar estas