Resenha PLAM
Pólo: G2 Carinhanha. Dona Carmem.
Curso: Bacharelado em Administração Pública
Disciplina: Poder Local e Administração Municipal
Professor da Disciplina: Bárbara Miranda
Alunos: Cátia Cilene Guedes
Planejamento estratégico e gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais.
CORRÊA, Izabela Moreira. Planejamento estratégico e gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6596/5180
CREDENCIAIS DA AUTORA
CORRÊA, Izabela Moreira. É Analista do Banco Central do Brasil, pesquisadora do Centro de Estudos Legislativos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Mestre em ciência política pela Fafich/UFMG, graduada em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Endereço: SQN 311, Bloco B, ap. 301 — Brasília, DF, Brasil. E-mail: izabela.correa@terra.com.br.
RESUMO DA OBRA E CRÍTICA DO RESENHISTA
O artigo apresentado mostra como o processo de reforma do estado mineiro foi viabilizado pelo desenvolvimento do planejamento estratégico e facilitado pela política de gestão pública por resultados, também conhecida como: acordo de resultados, garantindo alinhamento estratégico dos diversos órgãos estaduais, entidades e servidores, às metas do governo.
A problemática maior é a indagação de como a modernização administrativa do estado mineiro entrelaça a reforma do estado e a ampliação da democracia, implementando o planejamento estratégico no estado a partir da gestão pública por resultados.
É importante destacar que reformas estatais acontecem o tempo todo, a questão é a sua relação com a democracia. Isso está sendo um dos maiores desafio para os atuais governos.
A autora inicia o seu texto citando as quatro grandes reformas administrativas ocorridas no Brasil desde 1934, ressaltando que a intenção da implementação de