Resumo: personalidade, psicanálise e gestalt.
PERSONA – máscara
É a organização dinâmica dos aspectos: morfológicos, fisiológicos, cognitivos, afetivos e conativos(pulsões) do indivíduo.Resultante psicofísica (na mente e no corpo) da interação da hereditariedade com o meio. Manifestada através do comportamento. A personalidade em cada etapa da vida é solicitada a se adaptar ao desenvolvimento humano do indivíduo; Na vida adulta é preciso administrar: desejos, motivações, interesses, necessidades, sentidos, frustrações, conflitos e ideologias.
Pulsão
EROS: Pulsão de vida, inclui as pulsões sexuais e as de auto conservação.
TANATOS: Pulsão de morte podendo ser auto- destrutiva (psicossomática) ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.
FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
FASE ORAL
Primeiro ano e meio de vida
A boca, lábios e língua são as regiões de prazer da criança (desejos e gratificações são orais)
Gratificação: alimentar-se do mundo, ou seja, até por volta dos 2 anos, a forma como a criança reconhece o mundo ao seu redor é através da boca;
Fixação: se, por algum motivo, a criança não obteve gratificação adequada, ela poderá, no futuro, desenvolver comportamentos que busquem a satisfação tardia como, por exemplo, fumar, roer unhas, mascar chicletes, chupar pirulitos, etc. Além dos chamados distúrbios alimentares: comer demais ou menos.
FASE ANAL
Segundo ano e meio
O ânus é o lugar mais importante de tensão e gratificação sexual (prazer-desprazer na expulsão ou retenção das fezes)
Anal: produção (colocação do interno para o mundo externo )
Gratificação: produção, o que colocamos no mundo nos representa;
Fixação: se, por algum motivo, a criança não obteve gratificação adequada, ela poderá, no futuro, desenvolver comportamentos que busquem a satisfação tardia como excesso de limpeza, rigidez, problemas no funcionamento do intestino, etc. Além do chamado TOC- Transtorno Obsessivo Compulsivo.