Resumo"pensando a historia sem fim do autor marcos napolitano
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS –DFCH
Curso de Licenciatura em História - PARFOR
PENSANDO A ESTRNHA HISTÓRIA SEM FIM
Marcos napolitano
Ilhéus, BA out../2011 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS- DFCH
Curso de Licenciatura em História - PARFOR
PENSANDO A ESTRNHA HISTÓRIA SEM FIM
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina História Contemporânea II, ministrada pela Prof. Marcelo Lins.
Ilhéus, BA out./2011 RESUMO INFORMATIVO
RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Métodos quantitativos e qualitativos. In: ______. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 5, p. 70-103.
A metodologia implica no uso de métodos e de técnicas para se chegar a um fim, implica ainda no uso de instrumentos e de uma visão critica a respeito da realidade. A metodologia quantitativa surgiu a partir da necessidade de se ter algo concreto que possibilitasse uma compreensão acerca de determinados fenômenos sociais. O termo quantitativo diz respeito à quantidade, isto é aquilo que pode ser mensurado. A pesquisa quantitativa dá prioridade a tudo que pode ser mensurado trabalha com amostras, escalas, questionários, tabela, gráficos, entre outros recursos Optar pela metodologia qualitativa é adotar um caminho oposto ao da quantitativa. Esse tipo de pesquisa se preocupa “nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, esse tipo de metodologia se opõe à objetividade e à rigidez, adotada na quantitativa. Qualitativo significa se preocupar com a qualidade e não com a quantidade, aspectos comportamentais, significados, valores,