resumo pda
Assunto: Vida e conceitos de Lev Semenovich Vugotsky
Lev Semenovich Vugotsky Nasceu na Russia no dia 17 de novembro de 1896, de uma família judaica, onde seu Pai era empregado em um banco e uma empresa de seguros e sua Mãe era professora mas nunca exerceu a profissão. Até os seus 15 anos de idade estudou apenas em casa. Formou-se com 17 anos no ensino médio. Em 1917 estudou direito e literatura na Universidade Moscou, também frequentou os cursos de psicologia, filosofia e literatura mas não recebeu diploma desse cursos.
De 1917 á 1924 deu aulas de literatura e psicologia e fundamentou revista literária Verask.
Em 1924 também iniciou o seu trabalho sistemático com auxilio de estudantes e colaboradores, com uma série de pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Psicopatologia.
Em 1925 á 1934 ano do seu falecimento ele lecionou Psicologia e Pedagogia em Moscou e Leningrado em 1934 morreu de turberculose.
Para Vygotsky, o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo.
Desenvolvimento intelectual e linguístico da criança relacionado à interiorização do diálogo em fala interior e pensamento.
Desenvolvimento do agrupamento conceitual das crianças, onde inicialmente há um amontoado de conceitos, depois um complexo de conceitos, pseudoconceitos e, finalmente, conceitos verdadeiros.
A capacidade de impor estruturas superiores no interesse de ver as coisas de modo mais simples e profundo é tida como um dos poderosos instrumentos da inteligência humana. Essa capacidade evita que, ao contato com novos conceitos, a criança tenha de reestruturar os conceitos já incorporados.
Zona de desenvolvimento proximal – é a “lacuna” entre aquilo que o indivíduo pode realizar sozinho e aquilo em que ele vai precisar da ajuda de alguém.
Motivado pela renovação da teoria daquela época, ele estruturou sua teoria em forma de grupo que são:
A. O homem se forma historicamente: que significa que o onde ao longo de sua vida produz historia de