Tecnico de informatica
ATIVIDADE PROGRAMADA
COMPUTAÇÃO MÓVEL
Grupo: Angelina, Jéssica, Marciele e Rosimary
Turma: 537
Turno: Noite
Professor: Laerte
COMPUTAÇÃO MÓVEL
DEFINIÇÃO
A computação móvel é um novo paradigma computacional que permite ao usuário ter acesso a serviços independente de sua localização, podendo inclusive, estar em movimento. É um conceito que envolve processamento, mobilidade e comunicação sem fio. A informação pode ser acessada em qualquer lugar e a qualquer momento.
É tida como a quarta revolução na computação, antecedida pelos grandes centros de processamento de dados dos anos sessenta, o surgimento dos terminais, nos anos setenta e a rede de computadores, na década de oitenta. Para que a computação móvel tenha toda essa comodidade, seus dispositivos devem ter a capacidade realizar processamento, trocar informações via rede wireless e ser capaz de ser transportado facilmente por seu usuário. Por esses fatores, tais dispositivos devem ter o tamanho reduzido, a não necessidade de conectarem-se à cabo de rede ou qualquer fonte de energia elétrica. Para satisfazerem estas condições, devem possuir bateria e acessar dados através de tecnologia de rede sem fio.
INFRAESTRTURA
Toda comunicação a ser realizada entre dispositivos móveis ocorre através de tecnologias de redes sem fio.
Existem vários tipos de redes sem fio:
WLAN- Wireless Local Area Network;
WWAN- Wireless Wide Area Network;
WPAN- Wireless Personal Area Network;
WSN- Wireless Sensor Network;
MANET - Mobile Ad Hoc Network;
E existem diferentes tipos de tecnologias que implementam essas redes:
Wi-fi, Bluetoofh, 2x.G, 3G, IEEE 802.{11,15,16},…
Os exemplares mais conhecidos hoje, quando se fala em computação móvel são: Laptops, Palmtops, PDAs e Telefone Celulares.
LAPTOPS Famosos notbooks, possuem capacidade de processamento, memória e armazenamento equiparáveis às de um PC comum. As diferença está nas dimensões, bastante reduzidas,