Histologia
Foram analisadas as características histológicas de PanINs associados a várias lesões pancreáticas. Curiosamente, apesar de baixo grau PanIN (1 e 2) podem ser identificados em associação com todos os tipos de lesões pancreáticas (tumorais e não tumorais), alto grau PanIN (PanIN 3) foi mais comumente associado com PDAs (58%) do que com IPMNs (15%), MCN (0%), BFED (4%), ou NTLS (9%) (P 0,01 b) (Tabela 5). Entre os casos com PanINs, amplo envolvimento ductal de PanIN também foi mais freqüente em PDAs (50%) do que em IPMNs (22%), MCN (0%), BFED (18%), ou NTL (27%) (P 0,01 b) (Tabela 6).
PanIN envolvimento dos principais dutos foi geralmente observada em associação com PDAs (59%), enquanto que PanINs associados IPMNs, MCN, NDT, e NTL também foram envolvidos, principalmente os ramais (67 e 100, 60% e 73%, respectivamente) (b P 0,01 ou 0,05) (Tabela 7). Não houve diferenças estatisticamente significativas foram observadas na distribuição, extensão e grau entre PanINs associados a diferentes graus de PDAs, diferentes tipos ou graus de IPMN, e entre aqueles associados com IPMN, MCN, BFED e NTLS (PN 0,05).
4. Discussão
Foram examinados retrospectivamente a freqüência, idade e distribuição por sexo, histologia, e os padrões de envolvimento duto de PanINs associados com lesões neoplásicas e não-neoplásicas pancreáticas de mais de 180 pacientes. Embora confirmando muitos outros achados anteriores, nosso estudo também demonstra as características histológicas únicas de PanINs associados com lesões pancreáticas diferentes. Descobrimos que PDA com mais freqüência abrigava PanINs de alto grau do que IPMN, MCN, NDT, e NTL, enquanto PanINs associados IPMN, MCN, NDT, e NTL geralmente são de baixa qualidade, mais provavelmente envolvendo os ramais e raramente associada com câncer se apresentar sozinho. Nosso estudo e outros mostraram que o envelhecimento é um fator importante