Resumo para Prova de Psicologia Institucional
. Fazemos Psicologia: temos uma especificidade de trabalho, que não se confunde com outros campos, como a sociologia e filosofia. Opta-se por estar no campo da Psicologia Institucional, aproximada da Psicanálise. Com esse quadro, trabalhamos com a Análise Institucional do Discurso, que parte uma Psicologia aproximada da Psicanálise.
. AID: estratégia conceitual da Psicologia Institucional
. Ao falarmos em Psicologia aproximada da Psicanálise, estamos falando de uma especificidade. Portanto, supõe um objeto institucional.
. Diferentes visões referentes à relação: 1) Análise de Instituições Concretas (Guilhon) - Penso essa análise como uma prática social, que tem um objeto. - Objeto institucional da Psicanálise: seriam as relações tal como reconhecidas/desconhecidas, imaginadas por aqueles que as fazem no discurso. - Relações são constituídas de um lugar institucional, que se calca na Análise de Instituições Concretas 2) Discurso como ato (Foucault) - Dispositivo discursivo que produz um discurso ato, na qual envolve argumentos, a maneira como se faz, o sentido, etc. 3) Gênero de Discurso (Análise Pragmática do Discurso) - Dispositivo social de produção de discurso. Ex: aula, conversa de bar, relação sexual. - Há a geração de expectativas em relação ao lugar/discurso com o outro interlocutor. Ex: uma conversa com uma ginecologista faz sentido em um consultório, porém, em uma delegacia, seria abusivo. 4) Psicanálise -> Transferência + memória incosciente à moda do Bloco Mágico + Análise da direção do "olhar/escuta" de estratégia de pensamento (chegando a AID) - Estratégia de pensamento pensando na forma de se ler o Bloco Mágico (registro constituído em rede à superfice da vida psíquica). - Na Psicanálise, o que dá conta da expectativa e onde ela se coloca, é na transferência -> em contexto de expectativa, numa situação determinada.
> Todas essas formas de discurso são embutidas nesse discurso como ato,