Resumo os miseraveis victor hugo
Os miseráveis cujo titulo original é Les Misérables, é uma das principais obras escritas pelo francês Victor Hugo no século XIX, narra a situação política e social francesa no período da Insurreição Democrática em 5 de junho de 1832 através da história de Jean Valjean. Um dos clássicos da literatura, já inspirou filmes, seriados, musicais e até uma novela.
Jean Valjean por ver os irmãos passarem fome assalta uma padaria para roubar um pedaço de pão e é condenado no tribunal de Faverolles, França, Jean Valjean é condenado a passar 5 anos nas galés. Galés, eram barcos movidos a remo onde os remadores trabalhavam acorrentados e recebiam um soldo mínimo que ficava guardado até libertarem-os Acaba sendo condenado outras vezes, devido às tentativas de fuga e mau comportamento na cadeia, tendo de cumprir 19 anos de reclusão. Um homem ignorante, embrutecido pelos anos de prisão, sem esperanças, e provavelmente, sem oportunidades. Quando é posto em liberdade condicional tem que se apresentar regularmente às autoridades, ou ficará preso pelo resto de sua vida, pois carrega o “passaporte amarelo” que o identifica como um ex-presidiário o que faz com que todos saibam que ele é um criminoso isso faz com que todos os rejeitem em hospedarias e pousadas diante do medo, dele de roubar alguma coisa o que é graças a seu antecedente criminal que foi para não morrer de fome. Após varias tentativas de conseguir uma hospedaria não deixavam-no sequer hospedar-se mesmo pagando pelo fato de ser um ex presidiário. Isso o deixava revoltado. Uma senhora vendo-o a noite deitado no banco da praça a noite, levou-o até a Casa Paroquial, onde o Bispo Monsenhor Benvindo o recebeu generosamente.
Chegando na casa de Monsenhor Benvindo Jean pensou que ele era um simples padre e foi logo contando seu problema. Por sua vez, o Bispo com sua índole elevada acolheu-o de bom coração sem julgá-lo. Na Casa Paroquial haviam riquezas em objetos como castiçais de prata, usados nos rituais