Resumo - Orientação da Criança
Orientação da Criança – EGW
Cap. 1 – A Importância da Escola do Lar
Segundo a autora, o lar é o lugar onde a educação deve iniciar-se moldando primeiramente o caráter da criança, assim ela estará preparada para as demais aprendizagens. É dever dos pais ensinar que seus filhos sejam bondosos e pacientes, ensinando-lhes a pensar nos demais pois a obra dos pais precede a dos professores. Assim como Jesus que adquiriu seus primeiros conhecimentos no lar, sua mãe foi sua primeira professora, assim como é a responsabilidade de cada mãe ser a maestra do lar.
Cap. 2 – Os Primeiros Mestres
A obra de educar os filhos não deve ser negligenciada pelos pais, pois a partir dela o filho aprenderá a ser parte do plano de Deus para demonstrar o poder do cristianismo no mundo aos quais esse irá conviver. É dever dos pais ensinar que seus filhos conheçam a Cristo, que sejam conduzidas até Ele, antes que Satanás lance suas sementes em seu coração. Está sobre a mãe a maior responsabilidade de guiar seus filhos, sendo sua companheira e instrutora especial, já que ao pai correspondem outros graves e importantes deveres.
Cap. 3 – Quando Começar a Educação da Criança
Aos pais que acreditam que o processo de educação começa apenas quando a criança vai à escola, a autora alerta afirmando que a mesma começa quando a criança apenas é “capaz de formar uma ideia” pois assim a mente da criança é mais susceptível ao receber informações e grande parte da salvação dessas crianças dependerá da educação que lhes for concedida. Cabe então aos pais ensinarem que seus filhos sejam puros de coração. Assim como se torna maior ainda a responsabilidade de educar o primeiro filho já que esse será o exemplo para os demais.
Cap. 4 – Métodos de Ensino
É dever da mãe aprender métodos corretos e desenvolver tato para ensinar o caminho de Deus aos seus filhos e estar em constante busca de conhecimento para ensiná-los a ter um espírito calmo