Resumo OPU
A secagem é a remoção de uma substância volátil (comumente, mas não exclusivamente, água) de um produto sólido. E a quantidade de água presente no sólido é chamada de umidade. Durante a secagem é necessário um fornecimento de calor para evaporar a umidade do material e também deve haver um sorvedor de umidade para remover o vapor água, formado a partir da superfície do material a ser seco. É este processo, de fornecimento de calor da fonte quente para o material úmido que promoverá a evaporação da água do material e em seguida a transferência de massa arrastará o vapor formado. Dois fenômenos ocorrem simultaneamente quando um sólido úmido é submetido à secagem:
Transferência de energia (calor) do ambiente para evaporar a umidade superficial. Esta transferência depende de condições externas de temperatura, umidade do ar, fluxo e direção de ar, área de exposição do sólido (forma física) e pressão.
Transferência de massa (umidade), do interior para a superfície do material e sua subsequente evaporação devido ao primeiro processo. O movimento interno da umidade no material sólido é função da natureza física do sólido, sua temperatura e conteúdo de umidade.
ADSORÇÃO
Envolve a transferência de um constituinte de um fluido para a superfície de uma fase sólida. Fluido-gás ou líquidos.
FÍSICA: A adsorção física é um fenômeno superficial em que as moléculas da fase fluida reversivelmente retiradas na superfície de um sólido por forças de van der waals formando uma camada ou multicamadas de moléculas.
QUÍMICA: Ocorre quando há interação química entre a molécula do meio e a do sólido. Neste caso as ligações são covalentes ou iônicas. As temperaturas são altas ao contrário da adsorção física.
Exemplos: uso do carvão para retirar odores em geladeiras, sílica gel, um composto sintético muito utilizado para reter a umidade de ambientes.
ABSORÇÃO
Envolve a transferência de um componente solúvel de uma fase gasosa para um absorvente líquido relativamente não