resumo operaçoes unitarias
As Operações Unitárias são as etapas individuais que constituem todos processos que transformam uma matéria-prima em produto final. As técnicas de projeto de operações unitárias são baseadas em princípios teóricos ou empíricos de Transferência de
Massa, Transferência de Calor, Transferência de Quantidade de Movimento,
Termodinâmica, Biotecnologia e Cinética Química. Desta forma, os processos podemser estudados de forma simples e unificada. Cada Operação Unitária é sempre a mesma operação, independente da natureza química dos componentes envolvidos. Por
Exemplo: Transferência de calor é a mesma operação em um processo petroquímico ou em uma indústria de alimentos.
Transferência de massa é o processo de transporte onde existe a migração de uma ou mais espécies químicas em um dado meio, podendo esse ser sólido, líquido ou gasoso.
O transporte das espécies químicas pode ser feito por dois mecanismos: difusão e/ou convecção. A difusão deve-se à diferença de potenciais químicos das espécies, ou seja, á diferença de concentrações entre dois locais num dado sistema. A convecção deve-se às condições de escoamento de um sistema, por exemplo, líquido em movimento sobre uma placa.
Alguns exemplos de aplicação deste fenômeno são o endurecimento de aços, o tempototal para ocorrer uma dada reação química em um leito reativo e a operação de filtragem utilizando membranas.
As operações unitárias podem ser classificadas de acordo com critérios variados; aquielas foram divididas em quatro grupos de acordo com sua finalidade dentro do processo produtivo :
• Operações preliminares
• Operações de conservação
• Operações de transformação
• Operações de separação
As operações unitárias preliminares, como já diz o próprio nome, são normalmenterealizadas antes de qualquer outra operação. Suas funções estão associadas a uma preparação do produto para o posterior processamento ou uma melhoria das condições sanitárias da matéria-prima.