Resumo Oleo Lorenzo
O filme relata a forma como os pais de Lorenzo, portador da doença adrenoleucodistrofia, conhecida também como ALD, buscam uma cura para a doença. Mostrando como são feitos os estudos, pesquisas e diagnósticos dos cientistas sobre algumas doenças. Como meio de pesquisa utilizado pelos pais de Lorenzo, as bibliotecas se tornam as fontes de pesquisa bibliográfica sobre a doença. Eles se dedicam aos estudos dos medicamentos em livros de medicina e periódicos de várias partes do mundo. Assim como também estudavam casos de outras crianças, procurando entender as causas dela, suas razões e interpretando os fenômenos estudados. Criando uma mescla de pesquisa explicativa e exploratória, mas predominantemente explicativa. Este método de pesquisa corresponde ao método experimental, pois a experiência é montada de acordo com a necessidade da descoberta, e as variáveis vão sendo manipuladas a partir do surgimento de novas descobertas.
O filme traz uma formação da concepção de ciência e cientista, contribuindo para uma análise crítica sobre os métodos usados pelos cientistas. E também leva à discussão da ética quando mostra o preconceito de médicos e professores em aceitar que pessoas leigas em assuntos científicos, apresentem a realização de teste em humanos, de tratamentos ainda não autorizados pela medicina e a dificuldade em achar parceiros químicos com competências para produzir a fórmula para determinada doença.
Esses procedimentos foram experimentados porque os pesquisadores tinham algumas hipóteses sobre a possível causa da doença. Reunindo diversos especialistas de diferentes áreas e teorias, até chegar ao óleo que teve solução beneficente, depois de tantos estudos.
Fruto de pesquisas bibliográfica, documental e laboratorial, os pais de Lorenzo descobriram uma espécie de azeite que ficou conhecido como ‘óleo de Lorenzo’. Depois dos resultados obtidos com Lorenzo, a comunidade científica e o governo aceitaram desenvolver a