Resumo Óleo de Lorenzo
A ALD é uma doença rara e não tem cura e por isso não há muitas pesquisas sobre ela e os médicos não sabiam como tratá-la. Com isso, os pais tiveram de deixar seu filho a mercê de pesquisas e testes de médicos. Também se envolveram numa ONG de pais com filhos portadores de ALD, em que se preocupavam mais em aceitar e lidar com a doença do que procurar a cura. Lorenzo então foi submetido a uma dieta em que eram cortadas todo tipo de gordura que levaria a formação de cadeias longas de ácido graxo, no entanto, não surtiu os efeitos pretendidos, apenas piorou seu estado devido ao aumento do índice de ácidos graxos.
A partir dessa constatação os pais de Lorenzo começam a estudar e pesquisar sozinhos na esperança de encontrar alguma substância que pudesse amenizar ou conter o avanço da doença, que ia destruindo o cérebro de Lorenzo deixando-o cego, deficiente físico, incapaz de engolir e de se comunicar. Eles passaram dias e noites em bibliotecas fazendo um estudo do caso de seu filho e da doença em si, e quando constatavam alguma informação relevante, procuravam médicos e professores de medicina para discutir suas ideias a fim de encontrar algo que amenizasse o sofrimento de Lorenzo. Nessa busca pela cura, encontraram diversas barreiras por serem leigos no assunto e o próprio preconceito, por não serem formados em biomedicina.
Augusto e Michaela também arrecadaram fundos para organizar um simpósio sobre a doença e, depois de muito tempo de pesquisas, os pais constataram que quando o organismo não recebe ácido graxo do alimento, ele produz sozinho, através da biossíntese. Após essa constatação, resolveram manipular um óleo baseado