Resumo NR 26
CCT – Centro de Ciências Tecnológicas
Disciplina: SGT – Engenharia de Segurança do Trabalho
NR – 26
O termo Norma Regulamentadora é um conjunto de leis que regulamentam e indicam os procedimentos que devem ser adotados pela equipe de segurança de trabalho para que o ambiente do trabalhador seja o mais seguro possível.
A NR 26 estabelece padrões para identificação das sinalizações de segurança, sendo que podem ser da forma de avisos, placas ou até mesmo cores padronizadas. A utilização das sinalizações não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. O objetivo desses avisos são:
Prevenir acidentes;
Delimitar áreas, para fins de identificação das canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertências contra riscos.
Identificar os equipamentos de segurança;
Advertir acerca dos riscos existentes
No caso de utilização de cores estas deverão ser tralhadas em conjunto para que não se obtenha uma poluição visual e que não ocasione distração, confusão ou até mesmo fadiga ao trabalhador. A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras, quando necessário. As cores aqui adotadas serão as seguintes: vermelho; amarelo; branco; preto; verde; azul; laranja; púrpura; lilás; cinza; alumínio; marrom.
Vermelho:
O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio.Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa
Alerta). É empregado para identificar:
Caixa de alarme de incêndio
Hidrantes
Indicações de extintores
Portas de saídas de emergência
Amarelo:
O amarelo deverá ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando: