Resumo Noblat
(Resuminho)
PARA QUE SERVE UM JORNAL: Um jornal é ou deveria ser um espelho da consciência crítica de uma comunidade em determinado espaço de tempo, que com nitidez reflita a dimensão mais próxima do real dessa consciência pública. O jornal depende da confiança pública.
- Deveres do jornalista: 1. Com a verdade 2. Com o jornalismo independente 3. Com os cidadãos 4. Com a sua própria consciência
QUEM MATOU TIM LOPES: Noblat alega que Tim foi vítima de uma paixão insaciável pelo jornalismo. Era de interesse público a denúncia sobre a prostituiçao de menores na favela, a forma de documenta-la é que foi errada. O autor também alega que Tim foi “um pouco morto pela Rede Globo” por permitir a exposição ao risco realizada pelo repórter, sem impor barreiras. Outro ponto levantado é a violção de leis como furto de documentos e gravações sem permissão para compor uma matéria, qual é o limite para essa situação?
VALORES PRESERVADOS: A função do jornalismo em cumprir seu dever com os valores sociais como a liberdade ou a igualdade social é exercida com mais prioridade pelos veículos impressos. Para o Jornal Nacional foi mais interessante (por conter mais conteúdo visual e menos conflitante) gastar o dobro do tempo falando sobre o parto da Xuxa do que o leilão da Telebrás fechado em 22 bilhões de reais.
JORNALISTA NÃO É DEUS: Não observam tudo o tempo todo e não podem sobrepor-se as leis do país ou passar por cima da constituição. A denúncia de um ato criminoso não é a justificativa para uma prática criminosa.
CASOS DA VIDA PRIVADA: O autor argumenta que segundo seus colegas jornal é feito pra noticiar e vender, então se a notícia vende deve ser publicada. Pelo ponto de vista do Noblat essas publicações sobre a vida privada podem ser diferentes de dois modos, entre pessoas que levam uma vida publica/se empenha em ser notícia (Princesa Diana e Vera Fischer) e quem não leva (no caso, Paulo Henrique)
DE OLHO NA