casos concretos
Na aula anterior, vimos os tipos de ligação sintática e as relações de sentido que podem ser estabelecidas por elas. Nesta aula, vamos dar continuidade a esse estudo, tratando dos aspectos fundamentais de constituição do texto: a coesão e a coerência.
Vamos verificar também que a coerência tem a ver com a harmonia das informações, ou seja, que as informações devem ser organizadas de um modo que façam sentido para quem lê.
Aula 5 -
Tipologia textual e gêneros textuais – parte 1
Conceituando gêneros textuais e tipologia textual
O tipo de texto, por sua vez, é limitado, pois se refere à estrutura composicional da língua. De forma geral, temos cinco tipos textuais (narração, argumentação, exposição, descrição e injunção), que aprofundaremos ainda nesta aula.
--gêneros textuais
TEMA ESCOLHIDO: Tipos Textuais
Introdução:
“Os textos, independentemente do gênero a que pertencem se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais.”
“Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação ou exposição, argumentação, informação e injunção. É importante que não se confunda tipo textual com gênero textual.”
Ou seja, podem haver inúmeros gêneros textuais, porém os tipos textuais são limitados apenas a esses que foram anteriormente citados.
A seguir, exemplos que irão facilitar o entendimento de cada um deles:
Narração:
Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.
Alguns Exemplos:
Crônica
http://dnasantastico.files.wordpress.com/2012/10/cronica-pele-anderson-olivieri-blog-dna-santastico.jpg