Resumo Noberto Bobbio IED
2067 palavras
9 páginas
SOBRE O AUTORNorberto Bobbio, nascido no norte da Itália, Turim, intitulava-se empirista, procurava buscar os fatos por meio da crítica e da análise da linguagem, o que o aproximava do positivismo e outras tendências, ao contrário do existencialismo e idealismo, promovendo condições de uma sociedade democrática, laica, universal e cientifica.
CAPÍTULO I, O DIREITO COMO REGRA DE CONDUTA
1- UM MUNDO DE NORMAS
O autor inicia, pondo um conceito ao estudo do direito: ele é um conjunto de normas e regras de conduta, logo sua experiência é uma experiência normativa. Então, são essas regras que dirigem nossas ações, mesmo as que nem percebemos, ou seja, o direito está em todos os lugares e tempos de nossa vida.
Ao longo da história, as leis e regras de conduta influenciaram todos os âmbitos da vida em sociedade e formaram as civilizações, elas servem como característica para cada tempo e para os indivíduos que a compunham, elas embasavam as noções de certo e errado, dessa maneira, compondo o pensamento vigente na época.
2- VARIEDADE E MULTIPLICIDADE DAS NORMAS
As experiências normativas são muitas e de acordo com finalidade, causa, conteúdo e público alvo, mas todas querem impor um modo devido de prática para os indivíduos, existem regras morais, sociais, religiosas etc., que se coordenam e compõem um modo de relação entre os grupos.
As regras são tantas e aparecem em nossas vidas de modo explícito porém, é muito frequente o aparecimento implícito, como quando o autor cita o exemplo do simples envio de uma carta(pag.27), incluem tantos atos obrigatórios e conselhos nesse simples fato que passa desapercebido por nós mas que contribuem no nosso entendimento sobre o quanto somos desde quando nascemos: submetidos as regras que regem a sociedade.
3- O DIREITO É INSTITUIÇÃO?
Ele põe a questionamento as teorias da normativa do direito, ele como instituição e relação. No direito com instituição, destaca-se