Resumo NIemeyer - A vida é um sopro
“ Quem sabe o mundo não seria melhor sem os homens?” Niemeyer começa este documentário sobre sua vida citando esse pensamento.
O que o homem faz? Niemeyer veio ao mundo com uma missão. Construir. E fazendo uso da arquitetura deu ao mundo sua visão, com formas sensuais e inovadoras, uma novo conceito de arquitetura contemporânea.
A forma e a função da arquitetura são conceitos que precisam andar juntos, porém Niemeyer em suas obras dizia que a beleza é importante, tão importante que se esquece a função enquanto se admira.
Para o grandioso arquiteto a arquitetura é invenção, não tem regras. É como acordar no meio da noite fazer um desenho, um esboço e voltar a dormir. Na contrução da Igreja da Pampulha, projeto encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte, na época Juscelino Kubitschek, Niemeyer abriu um novo campo de experiência na arquitetura contemporânea, introduzindo a curva no concreto armado e dando ênfase às estruturas e deixando suas obras muito mais atraentes, causando espanto, que para ele é a característica primordial de uma obra de arte. Aquitetura e arte devem estar conectadas, como podemos ver nos murais da Igreja de Belo Horizonte.
Niemeyer trabalhou com grandes nomes da arquitetura mundial, como Le Corbusier (arquiteto, urbanista e pintor), porém apesar do respeito à sua obra, se encontra uma ruptura na relação aos conceitos e idéias que eram profundamente disseminadas pelo grande mestre mundial da arquitetura e define seu conceito e influência, não somente no Brasil, sendo reconhecido como um grande e renomado arquiteto e influenciando o mundo.
Responsável pela construção de Brasília, Niemeyer segue com o plano realizado por Lucio Cost, projetando edfidícios residenciais, comerciais e administrativos, por exemplo o Palácio da Alvorada, residência do presidente do Brasil, com seus pilares com formatos diferenciados, sendo copiado em muitas construções em todo país e no mundo, o Congreso Nacioal, a