Resumo Newton
Na Idade Média, era quase impossível afirmar que a ciência de fato existia. O Europeu preferia acreditar nas tradições que nas experimentações.
Com o crescimento do comércio, do artesanato, da agricultura e das navegações, nos séculos XI ao XV. A Idade Média foi praticamente deixada para traz. Em conseqüência disto, surgiu a Idade Moderna, onde o reconhecimento dos cientistas era valorizado. Um grande nome dessa nova era foi Galileu.
Após a morte de Galileu, Newton formulou o conceito “Primeiro Principio da Mecânica” “qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a não ser que sofra uma ação externa”.
Galileu gostaria de ter ido mais á frente, mas em conseqüência de sua morte, não pode. E foi assim que Newton solucionou o problema: Analisou que um “... mesmo corpo, submetido a forças de valores diferentes, move-se com velocidade diversa...” “... dois corpos de massas diferentes, quando sob a ação de forças de igual valor, também se movem diversamente... o de maior massa possui aceleração menor” a aceleração provocada por uma força em um corpo terá direção e sentido desta força.
O Cálculo é um método usado para resolver equações, problemas quantitativos, como por exemplo, em um cálculo de probabilidades. Alguns dizem que o cálculo foi inventado por Newton e Leibniz. A realidade é que o Cálculo é um produto de grande evolução, ou seja, vem de muitos anos da Grécia Antiga e continuou até o século XIX. Não podemos deixar de comentar, que apesar de tudo, eles foram os primeiros a entenderem completamente o Teorema Fundamental do Cálculo, que foi descoberto por cada um deles, independentemente um do outro. Quando esses raros e perfeitos raciocínios se uniram, criou-se uma arte de resolução de problemas. Newton e Leibniz tiveram grandes idéias, e algumas delas foram o Cálculo Diferencial, Integral e o Binômio de Newton.
O Cálculo diferencial se baseia em uma simples ideia de dividir em várias partes o