resumo nav
NAVEGAÇÃO: é a ciência que permite ao homem conduzir um engenho dirigível, com arte e habilidade, sobre a superfície da Terra.
NAVEGAÇÃO AÉREA: é a maneira de conduzir com habilidade, de um lugar para o outro, um dirigível através do espaço.
NAVEGAÇÃO VISUAL OU CONTATO: é a maneira de conduzir um dirigível com segurança sobre, a superfície da Terra, observando os seus pontos significativos.
PONTO SIGNIFICATIVO: é toda referência existente na superfície da Terra, tais como: rodovias, ferrovias, rios, lagos, pontes, cidades, montanhas, etc.
NAVEGAÇÃO ESTIMADA: é a maneira de conduzir uma aeronave ou outro dirigível sobre a superfície da Terra e determinar, a qualquer momento, a partir do último ponto conhecido, o local que se encontra. Fator importante: Vento.
NAVEGAÇÃO RADIOGONIOMÉTRICA: é a maneira de determinar o local onde se encontra a aeronave, por meio de ondas de rádio.
A TERRA – FORMA: a Terra é levemente achatada nos pólos e sua superfície é bastante irregular. Tem forma de um esferóide. Para efeito de estudos, é considerada como tendo a forma de uma ESFERA PERFEITA.
ESFERA: é um corpo limitado, cuja superfície fica eqüidistante de um ponto central.
PÓLOS: são extremidades de um EIXO IMAGINÁRIO, em torno do qual a Terra gira no sentido anti-horário. A extremidade superior é chamada de Pólo Norte, a extremidade inferior é chamada de Pólo Sul.
EIXO IMAGINÁRIO: é uma linha imaginária que passa pelo centro da Terra no sentido dos pólos, em torno da qual ela executa seu movimento de rotação.
CÍRCULO MÁXIMO: é todo aquele cujo o plano divide a Terra em duas partes iguais.
CÍRCULO MENOR: é todo aquele cujo o plano não divide a Terra em duas partes iguais.
ARCO: é qualquer porção de uma linha curva e contínua.
GRAU: é a unidade de medida de um ângulo.
GRAU DE ARCO: é a unidade de medida de um ângulo, cujo arco é de 1/ 360o da circunferência.
EQUADOR: é um Círculo Máximo que divide a Terra em duas