Resumo misto abordagem comportamental da administração
Resumo misto
O comportamento organizacional é explicado através da Teoria Comportamental no estudo do comportamento individual das pessoas. Para se explicar o comportamento das pessoas é necessario o conhecimento sobre a motivação humana que é uma ferramenta para o administrador melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Hierarquia das Necessidades
Segundo Chiavenato, Maslow um especialista em motivação humana, apresenta uma teoria chamada Hierarquia das Necessidades, onde destaca a importância das necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e por último de auto- realização.
Maslow divide as necessidades em primárias e secundárias sendo as primárias: necessidades fisiológicas e de segurança e as secundárias: sociais, de estima e auto- realização, onde uma vez satisfeitas as mais baixas ou primárias, as mais altas passam a dominar o comportamento.
“[...] quando alguma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar o comportamento, enquanto gerar tensão no organismo. A necessidade mais premente monopoliza o indivíduo e o leva a mobilizar as diversas faculdades do organismo para atendê-la.”
(Chiavenato, 2003, p 331)
Teoria dos dois fatores de Herzberg
O primeiro fator da teoria de Herzberg são os fatores higiênicos, que são aqueles presentes no ambiente de trabalho, controlados pela empresa, onde se considera que são capazes de elevar a motivação, apenas por pouco tempo, mas são importantes preventivos contra a insatisfação. Chiavenato descreve abaixo os principais fatores higiênicos:
“Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos etc.”
(Herzberz, 1923 apud CHIAVENATO, 2003, p 333)
O