RESUMO MIGRANEAS
MARCO AURÉLIO DOMINGUES BRUNO mabruno@openlink.com.br CONCEITO :
DTM é um termo coletivo usado para descrever uma série de problemas clínicos que envolvem os músculos da mastigação, as articulações temporo-mandibulares e estruturas associadas ou ambos. Freqüentemente se encontram em clínicas de cefaléia pacientes com dor oro-facial persistente ou recorrente. Uma vez eliminada a possibilidade de tais dores serem cefaléias 1as, problemas otológicos e sinusais, deve-se considerar a possibilidade de disfunção (DTM), particularmente se acompanhar o movimento mandibular e houver limitação de seus movimentos.
Epidemiologia : Embora haja sugestão de padronização de exames e diagnóstico não se observa em DTM esta possibilidade. Ocorre grandes variações de sinais e sintomas em diversos estudos mostrando que estes variações se devem aos operadores (diversas metodologias). Cerca de 70% da população geral tem pelo menos um sinal de DTM porem somente ¼ o reportam como sintoma e somente 5% procuram tratamento e na maioria mulheres (1 : 4) em qualquer idade mais comum em adultos jovens (20 a 40)
Tipos de disfunção Na recente classificação de cefaléias da sociedade internacional de cefaléias : DTM (na literatura odontológica)
DTM muscular: síndrome mio-facial , mialgia dos músculos da mastigação. articular : propriamente dita, deslocamentos do disco com ou sem redução, disfunções inflamatórias capsulites, sinovites e ostoeartrites.
Etiologia : È uma disfunção muito complexa e ainda em grande parte mal compreendida . È multi fatorial e cita-se : trauma agudo : batida forte no mento ou rosto; trauma crônico : sobrecarga atuando nas ATM’s e/ou músculos da face durante muito tempo mas de baixa intensidade (