Resumo Mi Dia
Nome: Luisa Acioli Lins
RA: 11320659
Professor: José Estevão Favaro
Turma: CSO 4B
Resumo do Capítulo 04: Objetivos de mídia
Para a elaboração de um plano de mídia, se faz necessário estabelecer seus objetivos que incluem os conceitos de alcance, frequência e continuidade, sendo que em correlação com os dois primeiros conceitos está o GRP - uma parte fundamental utilizada pelo planejador de mídia.
O alcance é definido como um percentual não duplicado de um público exposto ou programação pelo menos uma vez durante um determinado período de tempo. Já a frequência pode ser expressa de duas maneiras: uma média ou uma distribuição que se estabelecer uma média de 3,0 o cliente em potencial estará exposto ao veículo/ programação três vezes durante quatro semanas. A sua distribuição não é algo decisório na formulação dos objetivos de frequência, servindo para uma aferição posterior que discrimina as variabilidades daquela média.
Vale à pena ressaltar que os objetivos de frequência é uma área de decisões difíceis, porque dependem da repetição.
A continuidade é o modo que as mensagens são programadas para divulgar uma campanha, qual o tempo que permanecerá no veículo - podendo haver pausas ou não. O flight pode variar no período da campanha, havendo períodos sem veiculação, já a pulsação há variações no uso da mídia durante cada pulsação. Um padrão bastante usado para os anunciantes está na veiculação de um único esforço intenso de mídia antes dos picos na curva de vendas, fazendo assim uma leve manutenção de um pequeno esforço de mídia em rodas as fases durante o período de pulsação. Um fator de extrema importância, o GRP, é igual ao alcance multiplicado pela frequência, sendo utilizado para caracterizar os pontos brutos de um esforço de mídia diante do seu mercado alvo, podendo ser desde uma simples compra de mídia como uma