Resumo Metodologia
O “BOM” PROBLEMA, A “BOA” PERGUNTA
Após a escolha do problema de pesquisa, o pesquisador deve escolher o ângulo pelo qual o abordará. “Assim que um pesquisador deseja circunscrever mais estritamente um problema é levado a questionar seus elementos, o que, para ele, é um meio cômodo de precisar o problema, reformulando-o em forma de perguntas”. Tanto as perguntas do pesquisador, quanto o seu problema, são orientadas por seu modo de ver as coisas, pelas teorias que dispõe e pelas ideologias às quais se filia. O pesquisador tem o cuidado para que a pergunta mantida (às vezes várias) permaneça significativa e clara para ele e para os outros, e que a pesquisa a fazer seja executável.
Significativa: “A função de uma boa pergunta é ajudar o pesquisador a progredir em sua pesquisa; ela lhe oferece um fio condutor para desenrolá-lo de seu trabalho, guia-o nas operações futuras”. A pergunta de pesquisa deve conduzir à busca de informações que permitem: conhecer e compreender o problema, e intervir para modificar a situação. Para ser significativa, uma pesquisa deve ser original.
Clara: Uma pergunta de pesquisa deve ser clara tanto para o pesquisador quanto para os quais ela será eventualmente comunicada. Ex: “Como conter o impacto da evasão escolar sobre a sociedade brasileira?” A pergunta acima é demasiadamente vaga: permite prever, em certa medida, a informação a procurar, embora não com muita precisão. Exequível: O pesquisador deve se assegurar que dispõe dos meios para fazer a pesquisa