resumo metodologia do trabalho academico
1.1 LEITURA
Elementos
A leitura constitui-se num fator decisivo de estudo, pois propicia a ampliação de conhecimentos, obtenção de informações básicas ou especificas, a abertura de novos horizontes para a mente, o enriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento do conteúdo das obras.
É necessário ler constantemente, pois, a maior parte dos conhecimentos é obtida por intermédio de leitura. Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes e, optando pelos mais representativos e sugestivos, utiliza-los como fonte de novas ideias e do saber, através dos processos de busca, assimilação, retenção, critica, comparação. verificação e integração do conhecimento.
Na busca do material adequado para a leitura, há que identificar o texto, e para tal, existem vários elementos auxiliares, como segue:
a. O titulo;
b. A data da publicação;
c. A "orelha" ou contracapa;
d. O índice ou sumário;
e. A introdução, prefácio ou nota do autor;
f. A bibliografia.
Os livros ou textos selecionados servem para leituras ou consultas. Podem ajudar nos estudos em face dos conhecimentos técnicos e atualizados que contêm, ou oferecer elementos para a elaboração de trabalhos, científicos, incluindo seminários, trabalhos escolares e monografias.
Leitura Proveitosa
Uma leitura deve ser proveitosa e trazer resultados satisfatórios, para isso, alguns aspectos são fundamentais:
a. atenção - aplicação cuidados e profunda da mente, buscando entendimento dos conteúdos básicos do texto;
b. intenção - interesse de conseguir algum propósito intelectual.
c. reflexão - consideração sobre o que se lê, tentando descobrir novos pontos de vista;
d. espírito critico - avaliação do texto, implica julgamento, comparação, aprovação ou não, aceitação ou refutação das diferentes colocações e pontos de vista;
e. análise - divisão do tema, determinação das relações existentes, seguidas do entendimento de toda sua