Resumo, Marilena Chauí 1° Capitulo
Baseado na abordagem de dois assuntos principais: o senso comum e a atitude científica. Descreve as principais características das duas temáticas, onde faz questão de ressaltar as diferenças e oposição no conteúdo dos assuntos, pontuando cada uma delas, com explicações e exemplos baseados no cotidiano das pessoas.
Primeiramente discorre sobre o senso comum, onde fala dos saberes adquiridos no dia-a-dia das pessoas, a partir das suas experiências negativas e positivas, que vão sendo transmitidos de geração em geração, e, muitas vezes, transformando-se em crença religiosa, em doutrina inquestionável. Onde são subjetivos, isto é, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro, dependendo das condições em que vivemos. São também qualitativos, isto é, as coisas são julgadas por nós como grandes ou pequenas, doces ou azedas, pesadas ou leves. São heterogêneos, individualizadores e outros. Legitimando essas afirmações pessoais que ganham veracidade e grande proporção sem nenhum tipo de pesquisa ou comprovação real, atinge um determinado número de cidadãos e consolida-se como senso comum.
A segunda abordagem é sobre a atitude científica, onde ela distingue o senso comum da ciência, deixando claro que a ciência desconfia da veracidade, de nossas certezas, procura antes de tudo provar a legitimidade daquele assunto antes de acreditar como uma certeza absoluta. Onde é objetiva, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas; é também quantitativo, isto é, busca medidas, padrões, critérios de comparação e avaliação para coisas que parecem ser diferentes, é também homogênea, diferenciadora, e entre outros. Onde procura renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas, e destas em preconceitos sociais. Destaca a necessidade