Resumo Macroeconomia
Glauber Flaviano Silveira 1
1. MICROECONOMIA
Analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço.
1.1 Princípios de Economia
As pessoas enfrentam tradeoffs
Tradeoff é uma expressão que define uma decisão / escolha, dado que os recursos são escassos. Ex.: alocação do tempo, gastar ou poupar, eficiência versus equidade, etc.
O custo de alguma coisa é aquilo de que se desiste para obtê-la
Quando uma pessoa toma uma decisão ela deve ponderar qual o custo da decisão em termos de oportunidades perdidas. Define-se o custo da alternativa perdida como custo de oportunidade. Ex.: opção pelo estudo o maior custo envolvido na realização de um curso superior são os salários que os estudantes deixaram de ganhar.
Custo de oportunidade: indica o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada.
As pessoas racionais pensam na margem
Em muitos casos, as pessoas tomam melhores decisões quando pensam na margem.
Por isto, deve-se comparar o benefício marginal da escolha com o seu custo marginal.
Pessoas respondem a incentivos
Pessoas são influenciadas na sua tomada de decisões na presença de incentivos. Ex.: alteração do preço de um bem ou serviço, mudança de uma política, etc.
O comércio pode ser bom para todos
O comércio permite que as pessoas se especializem nas atividades em que são melhores, permitindo que desfrutem de uma maior variedade de bens e serviços.
1
Mestre em Economia Aplicada pela UFV e especialista em Economia Empresarial pela PUC/MG. E-mail: glauber.economia@hotmail.com 2
As vezes os governos podem melhorar os resultados dos mercados
Existem dois motivos principais para que o governo intervenha nos mercados: i) poder de mercado: capacidade de algumas pessoas ou empresas têm de influenciarem indevidamente nos preços; e ii) externalidade negativas: impactos das ações