Resumo Macro Prova I
1. Clássicos: "Prognosticavam que as forças normais de mercado (oferta e demanda) evitariam o desemprego e levaria o país à produção máxima de bens e serviços condição de equilíbrio), sem a intervenção do Estado na economia."
- Autores: Ricardo, Mill, Marshall e Pigon.
- A economia é auto-regulada e tende naturalmente para o PLENO EMPREGO de todos os fatores de produção e a produção máxima de bens, condições de equilíbrio do sistema econômico.
- Esta forma de ver o funcionamento da economia, torna a política economica corretiva desnecessária, pois o mercado fica como o responsável pela solução dos problemas econômicos.
1.1 Categoria de desemprego - involuntário - voluntário - friccional
1.2 Pressupostos teóricos: Fatores que asseguram o pleno emprego e a produção máxima 1.2.1 Demanda criada pela produção (Lei de Say) - Não existe deficiência de Demanda Agregada - Explicada pela Lei de Say (a oferta cria sua própria demanda.) - Valor (Preço) = Custo dos Meios de produção + Salários + Lucros
# Custos do Meio de Produção: custo com matérias-primas + consumo do capital = poder de compra dos meios de produção. # Salários: poder de compra de bens de consumo.
# Lucros: ganhos dos proprietários do capital = poder de compra de bens de consumo e de bens de investimento.
- Poder de compra é gerado pela produção, com um valor igual ao da demanda. - Keynes:
- o poder de compra gerado na produção pode não ser utilizado quanto existe incerteza na economia, obrigando ajuste na economia e gerandodesemprego 1.2.2 Livre Mercado - Laissez-Faire - Competição integral de Pigon
- mercado sem interferência do governo na produção e no comércio de mercadorias.
- o mercado deve definir a melhor alocação dos recursos através da oferta e da demanda
- níveis de salários baixam sob a pressão do desemprego, até que todos que queiram trabalhar o aceitem.
- livre mercado é capaz de levar a economia ao equilíbrio, com pleno emprego e produção máxima, desde que os