Resumo maconha e lsd
O grão de trigo é composto das seguintes partes:
· endosperma – parte mais interna, corresponde a 85% do grão. É considerado um dos componentes mais importantes pois a farinha é principalmente extraída dele.
· gérmen – parte intermediária, corresponde a aproximadamente 2% do grão. O gérmen é a parte que originará a futura planta. Contém grande quantidade de gordura e de vitaminas. Por este motivo deve ser separado da farinha, evitando que o ranço da gordura transmita para a farinha um sabor desagradável.
· pericarpo – Parte externa, casca, corresponde a 13% do grão. A casca é o revestimento que protege o grão e, durante a moagem, é separada produzindo o que se conhece como farelo.
COMPOSIÇÃO DA FARINHA DE TRIGO
. Carboidratos ( açúcar – 70 a 75%) – os carboidratos constituem a maior parte do endosperma do grão de trigo, sendo também o componente em maior proporção na farinha de trigo.
Quando os grãos de amido são suspensos em água e a temperatura é aumentada gradualmente, em um determinado intervalo de tempo os grãos de amido incham e formam uma solução viscosa. Quando esta solução resfria haverá a formação de géis. A este fenômeno dá-se o nome de gelatinização.
. Proteínas - (glúten - 8 a 12% ) – o teor de proteínas na composição do trigo está relacionado com a qualidade e quantidade de glúten presentes. O glúten é uma proteína insolúvel em água composto de duas frações: glutelina e gliadina.Quando a farinha de trigo e os demais ingredientes da massa são misturados com a água e ocorre a homogeneização mecânica, há hidratação das proteínas, formando a rede de glúten:
Farinha de trigo + água + batimento = REDE DE GLÚTEN
Nesse momento, as proteínas se entrelaçam e formam uma rede ou malha fibrosa. Dessa rede de fibras resulta uma estrutura, que representa para o pão o que uma estrutura de ferro representa para um edifício, retendo grande parte da água que permanecerá no pão, mesmo depois de assado.
O glúten é