Liga da descoberta espiritual
“League for Spiritual Discovery”, traduzido para o português como Liga para a Descoberta Espiritual é uma religião baseada nos estudos de Timothy Leary, o próprio criador da religião.
Timothy era um americano, foi psicólogo, neurocientista e escritor, muito conhecido por defender o uso de LSD para fins terapêuticos e espirituais. Leary afirmou que “o LSD, em doses adequadas e em um ambiente estável, com a orientação de psicólogos, pode alterar o comportamento de forma benéfica, o que não pode ser atingido facilmente através da terapia regular”. Timothy Lery foi expulso como professor da Havard por fazer experimentos com uma turma inteira de alunos usando o LSD, e é claro, com o consentimento de todos. Leary também fez experimentos com prisioneiros já libertados, e 36 deles disseram que se arrependeram e que juravam que nunca mais continuariam com as atividades criminais. Esse experimento foi contestado logo após, pois através de um estudo de acompanhamento, foi constatado que alguns dos prisioneiros voltaram a praticar crimes, e Rick Döblin1 sugeriu que Leary tinha sido “enganado” em função do “Halo Effect” (Efeito de Halo - “a avaliação de uma coisa pode ser interferida por outros fatores, causando um resultado final equivocado”, no caso por ele ser conhecido como um psicólogo com muita sabedoria, talvez) mas o próprio Döblin afirmou que Timothy rotulou suas conclusões como “resultados extremamente experimentais”. Um livro que Leary escreveu com Alpert e Ralph Metzner diz que:
A experiência psicodélica é uma jornada a novos reinos da consciência. O alcance e o conteúdo da experiência são ilimitados, mas suas características são a transcendência de conceitos verbais, de espaço-tempo dimensões, e do ego ou identidade. Tais experiências de consciência alargada podem ocorrer em uma variedade de formas: privação sensorial, exercícios de ioga, meditação disciplinada, êxtases religiosos ou estéticos, ou espontaneamente. Mais