resumo logistica e operacoes globais
Resumo Livro: Logística e Operações Globais
Aluno: Carlos da Silva Ferreira
Cap. 1 Introdução ás Operações e Logística Global Os negócios hoje são definidos em um ambiente global. Esse ambiente forçar as empresas a considerar o restante do mundo em sua análise de estratégia competitiva, e a faz desenvolver estratégias para projetar produtos para um mercado global e a maximizar os recursos da empresa ao produzi-los. O ambiente global de hoje é caracterizado por diferenciais de salários substanciais, mercados estrangeiros em expansão, conexões de informações de alta velocidade e melhoria de transporte. Logística é a gestão de fluxos entre funções de negócio. Preocupações crescentes para proteger o meio ambiente e conservar recursos criaram a necessidade de gerenciar fluxos reversos –dos mercados de volta á empresa. A concorrência crescente e o desejo de agradar clientes geraram significativo fluxo de produtos retornados dando ênfase na reutilização, reembalagem, renovação ou disponibilização de artigos usados. O mercado, a concorrência, a tecnologia e as regulamentações ambientais são fatores que levam as empresas a ajustarem suas estratégias e táticas de logística continuamente.
Existem cinco principais estágios envolvidos na preparação de um efetivo sistema de gestão do fluxo. Estágio 1: considerações logísticas no projeto do produto, estágio 2: definição de objetivos, estágio 3: projeto dos sistemas de informação, estágio 4: projeto de um sistema físico, estagio 5:projeto do sistema de gestão.
Princípios básicos das operações globais
O sistema logístico formado por todos os membros da cadeia global de suprimentos encara pressões para integrar suas atividades. Essa integração assume diferentes configurações, dependendo de como os fatores ambientais afetam as empresas envolvidas. Divide-se a integração em três tipos: geográfica, funcional e setorial.
Cap. 2 Modelo Estratégico As empresas devem coordenar suas atividades