Resumo livro sustentabilidade
Paradigma significa modelo, exemplo
O Desafio da Sobrevivência: Primeiro o homem enfrenta os próprios elementos naturais, para depois acaba tendo que enfrentar os problemas levados pelo homem, as consequências de sua destruição. Todos perceberam que qualquer ato ruim ao ambiente, afetaria à todos. Assim, começaram o processo de redefinição conceitual e pragmático. E então começaram a pensar em um jeito sustentável para lidar com o meio-ambiente.
A elite, agora não usufrui sozinha de toda a energia do planeta, agora a sociedade toda administra os recursos naturais. Houve a Gestão do desenvolvimento, que foi uma gestão que começou a levar em consideração as dimensões ambiental, econômica e social. Tinha como objetivo dar continuidade à base natural, infra-estrutura econômica e da sociedade.
Parar colocar isso em prática precisava de: Democracia e estabilidade política; paz; respeito à lei e à propriedade; respeito aos instrumentos de mercado; ausência de corrupção; transparência e previsibilidade de governos; reversão do atual quadro de concentração de renda esferas local e global.
O velho paradigma da sustentabilidade se trata de o homem não cuidar da natureza. A tecnologia vai aumentando cada vez mais e nada é feito em relação à preservação do meio ambiente, induzindo a instabilidade econômica, ambiental e social por um lado, e à perda da diversidade natural e cultural por outro. Já o novo paradigma propõe uma nova maneira de mudar o mundo, com diálogo entre saberes e conhecimentos diversos, que vai desde o científico até o religioso. No novo mundo sustentável, qualquer atividade que será praticada deve ser pensada em conjunto, para não prejudicar o meio-ambiente.
Algumas características do velho e novo paradigma:
Velho:
Pensamento mecanicista, a ética não é colocada em prática, separam o objetivo e o subjetivo, o ser humano e o ecossistema estão totalmente separados, natureza entendida como descontínua, o bem estar das