Resumo Livro Fundamentos da Administração
ANDRÉIA DOS REIS SILVA
ANELIZE DE SOUZA MORÃO MOREIRA
DANIELA ZANONE BATISTA
EDUARDO MEDANI ALIPRANDI
PRISCILA VIEIRA RONCATE BORGES
VINÍCIUS EMANOEL VICENTE
RESUMO DO LIVRO INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
SERRA
2014
A história da administração é recente, tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico da contribuição de vários precursores filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que foram se destinando ao seu campo de atividades com o tempo desenvolvendo e divulgado suas teorias. Por isso a administração moderna utiliza conceitos e princípios baseados nas ciências matemáticas, humanas e biológicas assim como outras.
As referencias pré-históricas que surgiram a partir das construções durante a antiguidade testemunharam a existência de pessoas capazes de planejar e instruir trabalhadores em grandes obras, como as pirâmides do Egito. Os papiros egípcios atribuídos à época já mostravam a importância da administração pública no Egito.
Apesar do desenvolvimento da administração, a científica por sua vez, surgiu no inicio do Séc. XX. A teoria geral da administração (TGA) é uma área nova do conhecimento humano, para seu surgimento foram necessários séculos de preparação capazes de viabilizar condições para seu aparecimento.
Os conselhos de Jetro, á história nos mostra que a maioria os empreendimentos militares, políticos, sociais e econômicos tiveram uma organização piramidal onde os grandes poderes se concentravam no topo da pirâmide. Há um texto bíblico que nos conta que Moisés seguiu os conselhos do sogro e construiu sua pirâmide humana: escolheu homens capazes e tementes a Deus entre todo o povo e delegou-lhes autoridade como se fossem seus representantes. Todas as coisas simples eles mesmo a julgariam e apenas as mais graves seriam levadas a Moisés.
A Administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da