Resumo dos capítulos 1 ao 8 e 15 do livro Fundamentos de Administração
Visão Sistêmica de Mundo: Consciência de interligação e inseparabilidade de todas as coisas.
Sob a ótica das organizações, devemos perceber a interação com o mundo exterior, além dos vários sistemas internos à organização. Às vezes, ficamos muito centrados na empresa em que atuamos e não percebemos as demais que se relacionam com ela, especialmente porque determinadas atividades que desempenhamos, a nosso ver, não dizem respeito às outras organizações. Isso, porém, não é o que acontece na prática, pois organizações fornecedoras e organizações clientes influenciam de maneira decisiva nas atividades da organização em que atuamos.
O enfoque sistêmico considera todo o objeto como um sistema e como parte de um sistema ainda maior.
Mesmo com a valorização de uma abordagem sistêmica, é impossível administrar sem conhecer, em maior ou menor grau, as áreas funcionais de uma empresa. As áreas funcionais tradicionais são: - Finanças: responsável por gerir o dinheiro da organização, visando a criar valor para acionistas. Envolve decisões de investimento, financiamento, controle e a questão da remuneração.
-Marketing: Procura estabelecer e estreitar as relações entre a entidade ou empresa e o cliente.
-Operações: Envolve diversas atividades ligadas a manufatura ou a prestação de serviços, engenharia, logística etc. Tem a função de gerar a máxima eficiência possível no processo produtivo das áreas fins da organização. Além de garantir a sustentabilidade durante e depois o processo produtivo.
-Gestão de Pessoas: antigamente restrita a lidar somente com leis trabalhistas, hoje, além das funções clássicas de atrair, reter e propiciar o desenvolvimento de bons profissionais na organização, esta envolvida com novas formas de avaliação, gestão por competência, novas formas de remuneração, processo de internacionalização e a questão cultural da entidade.
O que é administração? Para Fayol, administrar é prever,